Automação Industrial
A automação industrial é feita por empresas especializadas no assunto. O serviço inclui a automatização de alguns processos industriais, alinhando facilidade, autonomia e diminuição de esforços por parte da mão de obra. É importante ressaltar que a automação promove o aumento da produção em qualquer indústria, já que os procedimentos acabam sendo executados com rapidez, o que garante maior lucro ao longo dos anos.
Entenda como é feita a automação industrial
A automação industrial é feita a partir de uma série de análises, definições de necessidades e instalações. Todo o processo é feito pela Rollmaq em todo o estado de São Paulo. A empresa já atua há quase 5 anos no ramo. Solicite orçamento.
Automação industrial: o futuro é agora
Autonomia, aceleração de processos industriais e produções mais precisas, a mão de obra automatizada está cada vez mais presente nas fábricas brasileiras.
No início da Segunda Revolução Industrial, o processo de fabricação industrial ganhou rumos nunca antes vistos. Mal conseguiam imaginar na época que quase dois séculos depois a automação industrial seria ampliada e uma realidade tão presente e, acima de tudo, acessível.
A tecnologia cresceu de forma ininterrupta da metade do século 20 até hoje, possibilitando que muitos trabalhos manuais se tornassem automatizados com o auxílio de maquinários, incluindo robôs nessa equação para o aumento da produtividade nas fábricas. O Brasil automatizou praticamente todas as áreas industriais, nas quais números maiores são obrigatórios para que a economia continue rodando.
Saiba mais sobre o que é automação industrial e em quais áreas ela é aplicada.
O que é automação industrial?
Simplificadamente, automação industrial é o aprimoramento e otimização de métodos e operações industriais. Isso é feito por softwares e hardwares, tecnologias empregadas para diminuir o risco na mão de obra.
Para uma análise melhor do presente e expectativas para o futuro, uma boa ideia é voltar ao passado. Entender a origem de um fenômeno é a melhor forma de compreendê-lo por inteiro.
Os processos industriais em massa começaram na metade do século 19, com a Segunda Revolução Industrial e o surgimento de máquinas mais autônomas. Anteriormente, as técnicas estavam focadas somente no domínio inglês, mas em meados de 1850 e 1870 isso se espalhou e as grandes fábricas e potências passaram a vender produtos criados em quantidades maiores, muito mais do que artesãos ou pequenos produtores poderiam pensar.
Esse foi o princípio do incentivo à procura incessante por formas de aprimorar a automação industrial. Robôs e máquinas automatizadas já não pareciam mais tão fantasiosas.
No século 20, em 1950 inicia-se a Terceira Revolução Industrial e é aqui que nos encontramos. Em menos de 100 anos a engenharia e tecnologia conseguiram tirar do papel máquinas que substituíram o contato direto de humanos com materiais e processos perigosos, dentro das fábricas o presente e o futuro se encontram, e tudo isso graças à automação industrial.
Atualmente, a automação industrial está presente em quase todos os setores, desde o automotivo até o alimentício. O maquinário usado é aplicado nas tarefas mais perigosas, agilizando o processo sem causar lesões graves aos colaboradores da fábrica.
Uma concepção comum, mas completamente errônea, é a de que a automação industrial esteja atrelada à substituição completa da mão de obra humana. Isso não é verdade, ao mesmo passo em que as máquinas são lançadas e instaladas, novos cargos para manuseio e controle das mesmas surgem, a manutenção nas fábricas e uso da força e vontade puramente humanas se tornam cruciais para o funcionamento de tudo.
O objetivo principal da automação industrial é facilitar o trabalho braçal e tornar a autonomia cada vez mais presente. O intuito dos avanços tecnológicos é esse: tornar o cotidiano mais descomplicado.
A automação industrial é principalmente aplicada em três instâncias:
- eletrônica;
- mecânica;
- tecnologia da informação (TI).
Benefícios da automação industrial
Como já foi mencionado, a automação industrial é uma resposta aos perigos à integridade física dos colaboradores. Contudo, ela também é um catalisador de vantagens para os próprios empregadores:
- tempo de produção diminuído: a automatização torna os processos mais rápidos, por estarem sendo feitos por máquinas criadas e programadas unicamente com aquele intuito. Por isso a manutenção precisa estar sempre em dia;
- segurança: é sempre bom ressaltar que as operações mais perigosas são efetuadas pelo maquinário, logo a preservação da vida é mantida. Mesmo as atividades ainda laborais, possuem normas, como NR12 e podem ser auxiliadas por outras máquinas;
- maiores produções: máquinas são grandes corpos de metal criados para tornar a produção e montagem de determinados produtos mais veloz, logo é possível notar um crescimento nas produções de fábricas;
Essas são somente algumas das muitas vantagens da automação industrial.
Onde conseguir automação industrial de ponta?
Para mais informações e orçamentos entre em contato com a Rollmaq. A empresa oferece máquinas de primeira linha, hightech e com apoio de profissionais formados, especializados e dispostos a tirarem as principais dúvidas em relação ao processo e montagem da automação industrial.
O contato com a Rollmaq pode ser feito através do telefone, e-mail ou pessoalmente, na sede da empresa.